Sustentabilidade: uma análise da variância por porte em empresas de comércios e serviço
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Vantagem CompetitivaResumo
Objetivo do estudo é analisar a existência de variância por porte dos fatores que compõem a sustentabilidade em organizações de comércio e serviço. A pesquisa é descritiva, teve uma abordagem quantitativa com um método de coleta de dados survey, questionário de levantamento. A amostra compreende cerca de 206 empresas de comercio e serviço da região sul do país. Com o grande crescimento da importância que o tema sustentabilidade vem tomando nos últimos anos, a gestão de sustentabilidade vem se tornando uma ferramenta estratégica para as empresas, consegue perceber que empresas que adotam um sistema mais sustentável obtenham uma vantagem competitiva em cima das demais empresas. Observou-se uma grande variância no porte das empresas estudadas quando o assunto é sustentabilidade. A visão de sustentabilidade muda conforme o porte da empresa. O presente artigo tem como principal função auxiliar pesquisadores com relação a como as empresas estão lidando com a sustentabilidade e o quanto a sustentabilidade tem impacto dentro das empresas estudadas. Percebe-se uma grande variância por parte do porte da empresa em se tratando de indicadores de sustentabilidade. Existe uma lacuna quanto a sustentabilidade em pequenas e medias empresas. Isso mostra o quanto o tema deve ser apresentado e compreendido para as empresas, para que se possa ter um modelo mais sustentável e assim obtenham uma diferenciação no mercado que está inserida.
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