PRIMEIRA FASE PRIMEIRA FASE DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E LGPD APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE GOVERNO ELETRÔNICO

Autores

  • Fábio Alexandrini IFC
  • Cleber Nardelli Unidavi

Palavras-chave:

governo eletrônico, LGPD, soluções tecnológicas de gestão, tecnologia da informação e comunicação, segurança da informação.

Resumo

O primeiro de dois artigos com o principal objetivo de descrever as práticas adotadas em uma empresa de desenvolvimento de software, relacionadas à Segurança da Informação e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), na construção e manutenção de aplicações seguras em e-government. O Estudo de caso (pesquisa qualitativa) foi realizado em uma empresa que desenvolve Sistemas de Gestão de Governo Eletrônico ficando explicita a necessidade de adoção de práticas relacionadas a segurança da informação, proteção de dados pessoais e da privacidade de usuários, para que estivesse aderente aos requisitos da Lei 13.709/2018 - LGPD. A coleta de dados realizou-se diretamente no ambiente no qual a aplicação das práticas foram observadas. A partir dessa observação das práticas de segurança, um modelo temático foi elaborado tendo como eixos: Técnico, Cultural/Pessoal e Jurídico, em seguida para cada eixo uma subdivisão em áreas mais específicas fora realizada, obtendo-se como resultado as seguintes áreas: Desenvolvimento, Produto e TIC (no eixo Técnico), Interno e Externo (no eixo Cultural/Pessoal). O eixo Jurídico não foi subdividido. Essa abordagem permitiu uma maior cobertura de ações e identificação clara de cada prática adotada de forma individualizada, enumerando-as sequencialmente dentro de cada área. Ao todo foram identificadas 42 práticas em uso, sendo algumas adotadas exclusivamente pelo advento de segurança com foco na LGPD e outras já existiam, sendo modificadas como necessário. Por fim, todas as práticas foram descritas de maneira individual. Nesse primeiro artigo serão abordadas as primeiras 20 práticas analisadas e que essas possam contribuir e auxiliar outras instituições públicas e privadas na adoção delas no ambiente de desenvolvimento de software.

 

Biografia do Autor

Cleber Nardelli, Unidavi

graduação em BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - UNIDAVI UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAI (2006), PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(2008), PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO WEB(2010) e PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE PELA UDESC (CEAVI - Ibirama). Atualmente é gerente de pesquisa e desenvolvimento - IPM SISTEMAS. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Software, com ênfase em Sistemas de Informação. É Professor do curso de Sistemas de Informação na instituição UNIDAVI (Rio do Sul, SC).

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Alexandrini, F., & Nardelli, C. . (2021). PRIMEIRA FASE PRIMEIRA FASE DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E LGPD APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE GOVERNO ELETRÔNICO. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(1). Recuperado de http://rist.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/332