PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A PARTIR DE FONTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
UM ESTUDO COM EMPRESAS DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO
Palavras-chave:
Planejamento estratégico; Mercados Internacionais, Fontes de Informação, Internacionalização de Empresas.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar e avaliar as principais fontes de informação para a análise de mercados internacionais e o uso destas fontes por parte das empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação. Neste sentido, o problema de pesquisa é: Quais são as principais fontes de informação para a análise de mercados internacionais e de que maneira estas fontes são utilizadas por parte das empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação? Partindo da base teórica sobre planejamento estratégico, utilizou-se como método de pesquisa a realização de entrevistas com especialistas na área de comércio internacional, e entrevistas realizadas com quatorze empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportacão (PEIEX), do Núcleo Operacional do Vale do Itajaí. Os resultados desta pesquisa permitem traçar um mapeamento das principais bases de dados e fontes de informação para fins de gestão e planejamento nos mercados internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).