O BIOMA DA MATA ATLÂNTICA VERSUS O PRODUTO INTERNO BRUTO: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE JOINVILLE (SC)

Autores

  • Eliane Maria Martins Universidade da Região de Joinville (Univille).
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Anderson Batista Universidade da Região de Joinville (Univille).

Resumo

O desenvolvimento sustentável parte da ideia da finitude dos recursos naturais, na busca por uma forma de equilibrar a produção e consumo de bens, na qualidade de vida das pessoas e na preservação da natureza. Nesta pegada, visando verificar se há desenvolvimento sustentável, este estudo tem por objetivo verificar a relação entre a degradação da mata atlântica e o crescimento econômico, tomando por base o produto interno bruto joinvilense, nos últimos 20 anos. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos considera-se como levantamento de dados secundários a partir do sítio da MapBiomas e das bases de dados do IBGE e quantitativa em relação à abordagem do problema. Como resultado principal, evidenciou-se que Joinville caminha rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável, com um PIB que cresce a uma taxa alta e à uma taxa inferior de degradação do bioma mata atlântica, não ocorrendo na mesma proporção do crescimento econômico.

Biografia do Autor

Eliane Maria Martins, Universidade da Região de Joinville (Univille).

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade da Região de Joinville (1993), com especialização em economia para pessoas de negócios pela FAE/PR (1997), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (2017). Atualmente leciona na Univille - Universidade da Região de Joinville e como docente online para os cursos do Grupo Ânima. Também já atuou como professora convidada da UPAP Universidad Politécnica Y Artística Del Paraguay. Atualmente leciona as disciplinas de Fundamentos de Economia - Microeconomia - Desenvolvimento Econômico - Economia Regional e Urbana - Orientação para Monografia - Sociedade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de elaboração de projetos de viabilidade econômico financeira e na área de Economia Regional e Urbana com participação em projeto de EIA/RIMA para duplicação da SC 280 e projetos de impacto ambiental com análise de indicadores socioeconômicos e de cenários micro e macroeconômicos.

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD da Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Anderson Batista, Universidade da Região de Joinville (Univille).

Graduado em Economia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Colaborador na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Martins, E. M. ., Leão de Miranda, R., & Batista, A. . (2021). O BIOMA DA MATA ATLÂNTICA VERSUS O PRODUTO INTERNO BRUTO: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE JOINVILLE (SC) . REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(3). Recuperado de http://rist.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/309