TDAH NA VISÃO DOS EDUCADORES: O QUE COMPREENDEM SOBRE O TRANSTORNO
Palavras-chave:
Professores, Compreensão, TDAHResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar e apresentar a concepção dos professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O levantamento teórico teve como base autores engajados no tema, e atuantes na área da psicologia e educação, como Moysés e Collares, que elucidam bem em seus textos, o processo de medicalização da aprendizagem e do comportamento, além de Meira e Luengo que abordam a questão da normatização das condutas e a vigilância punitiva, entre outros. Contudo, buscou-se problematizar a relação entre os sintomas do TDAH e o comportamento das crianças em sala de aula. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas pré-elaboradas, e aplicadas após o esclarecimento dos termos da pesquisa e do consentimento das envolvidas. A partir das perguntas, foram selecionadas as falas emergentes, que culminavam na mesma resposta e agrupados em duas categorias principais.
Participaram da pesquisa onze professoras de escolas públicas, e particulares do município de
Blumenau. A conclusão a que se chega com o detalhamento das respostas, é de que as professoras
acabam isolando certos comportamentos e identificando como sendo próprios do transtorno, por
falta de conhecimento, e com isso, acabam por tornar patológicos comportamentos diferentes.
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