O Impacto do Marketing Sensorial no Processo de Decisão de Compra em Cafeterias Gourmet

Uma Análise dos Cinco Sentidos

Autores

  • ITALO DUQUE VECCHIO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • MARINA DE BARRI RIBEIRO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • FELIX HUGO AGUERO DIAZ LEON UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE http://orcid.org/0000-0001-8972-8337
  • LUCIANO AUGUSTO TOLEDO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE http://orcid.org/0000-0002-2738-1486
  • EDUARDO NEDER ISSA JUNIOR UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Marketing Sensorial, Processo de Decisão de Compra, Cafeterias Gourmet

Resumo

O estudo analisa o impacto do marketing sensorial no processo de decisão de compra em cafeterias gourmet, explorando a influência dos cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) na experiência do consumidor. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com oito consumidores e o gerente de uma cafeteria em São Paulo, seguidas por uma análise de conteúdo temática por frequência. Os resultados revelaram a importância dos estímulos sensoriais, como conforto e aconchego, na permanência dos clientes no estabelecimento, impactando positivamente no ticket médio. A pesquisa destaca a evolução do marketing, passando do foco no produto (Marketing 1.0) para a satisfação emocional do consumidor (Marketing 2.0) e, finalmente, para a preocupação com a imagem da marca e os valores do consumidor (Marketing 3.0). Conclui-se que a aplicação eficaz do marketing sensorial pode criar experiências memoráveis e influenciar significativamente o comportamento de compra dos clientes em cafeterias gourmet, destacando a importância de direcionar os estímulos ambientais para evocar sensações desejadas.

Biografia do Autor

ITALO DUQUE VECCHIO, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

MARINA DE BARRI RIBEIRO, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

FELIX HUGO AGUERO DIAZ LEON, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

LUCIANO AUGUSTO TOLEDO, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

EDUARDO NEDER ISSA JUNIOR, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

VECCHIO, I. D. ., RIBEIRO, M. D. B. ., LEON, F. H. A. D. ., TOLEDO, L. A., & JUNIOR, E. N. I. . (2023). O Impacto do Marketing Sensorial no Processo de Decisão de Compra em Cafeterias Gourmet: Uma Análise dos Cinco Sentidos. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 11(2). Recuperado de https://rist.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/459

Edição

Seção

Artigos